in

O que significa sonhar com dente caindo?

Homem verificando o dente que caiu da sua boca

Quem nunca sonhou com dente caindo?

Embora pareça uma temática até um tanto infantil, esse tipo de sonho está presente em diferentes culturas, e, por isso, se tornou alvo de muitas pesquisas no universo acadêmico dos psicólogos e especialistas em sonhos.

Mesmo parecendo comum, esse tipo de sonho pode desestruturar emocionalmente muita gente, já por outro lado, pode aguçar a curiosidade em tantas outras na busca de um significado.

Segundo especialistas, sonhos com dente caindo possuem várias interpretações. Para alguns psicólogos, essa temática em sonhos pode demonstrar, em algum grau, o sentimento de perda de controle, ou até mesmo o medo de mudança ou uma ansiedade sobre a aparência pessoal.

No entanto, antes de falarmos sobre os possíveis significados dos sonhos, é válido ressaltar que os sonhos estão quase sempre relacionados ao intimo de cada pessoa, ou seja, o seu verdadeiro significado pode ser diferente de dependendo da pessoa e do momento de sua vida.

Levando isso em consideração, destacamos que os sonhos são, também, fruto da influência de fatores externos a psique. Portanto, o estresse, a alimentação e o ambiente em que a pessoa dorme impactam diretamente a qualidade do sono, bem como o tipo de sonho.

Nesse contexto, exploraremos as diversas interpretações do sonhar com dentes caindo com base em estudos desenvolvidos por psicólogos e especialistas em sonhos para entender melhor esse fenômeno mundial. Além disso, também discutiremos como fatores como a ansiedade e os medos podem influenciar os sonhos, e como lidar com eles.

Vamos lá?!

Sonhar com dente caindo significa morte?

Sem dúvidas, a morte é um dos principais resultados encontrados quando o assunto é o que significa o sonho de dente caindo. No entanto, essa associação não passa de uma crença arraigada ao senso comum.

Sob o olhar da psicologia, segundo a psicóloga clínica e professora da Universidade de Columbia, Deirdre Barrett, sonhar com dentes caindo está correlacionado com assuntos mal resolvidos sobre o poder e controle do indivíduo.

De acordo com esse pensamento, o dente representaria a fonte de poder, principalmente na cultura ocidental, e perde-lo, em qualquer contexto onírico, remete aos medos de perda de controle.

Sonhar com dente caindo na mão

Mas e se o seu sonho mostrar um dente caindo na sua mão, o significado muda?

A resposta é sim!

Já que o dente representa o poder, estar em suas mãos dará o tom de controle de uma situação.

Esse pensamento não é só mencionado pelo senso comum, como também a psicologia clínica também corrobora com essa interpretação. Desse modo, Judith Orloff, psicóloga clínica e professora da Universidade de Harvard, nos diz que esse tipo de sonho, para alguns, representa uma sensação de conquista e realização. Já para outros, sonhar com dente caindo na mão pode representar a perda de controle sob algo de muito apresso para o indivíduo.

Sonhar com dente quebrando e caindo

Fique atento!

Se você sonhar com um dente quebrando e caindo há altas chances de estar se sentindo vulnerável.

De acordo com Jayne Gackenbach, psicóloga clínica e professora da Universidade de Boston, o seu subconsciente está tentando relacionar o sentimento com a sensação falta de autoconfiança.

Essa sensação pode ser causada por inúmeros fatores, tais como a sua relação com a aparência física ou à sua saúde.

Sonhar com vários dentes caindo

Por outro lado, quando seu sonho revelar vários dentes caindo, a interpretação pode ser uma turbulência em sua vida, reflexo de possíveis mudanças que estejam sendo vivenciadas.

Sob a luz da psicologia, essa pode significar duas: que você está passando por mudanças ou que está com o sentimento de perda de algo ou alguém muito importante.

Como lidar com a ansiedade e os medos associados a esse tipo de sonho?

De acordo com as múltiplas interpretações dadas pela psicologia ao sonhar com dentes caindo, podemos perceber a relação com sentimentos da vida real, como a ansiedade e medo.

Nesse contexto, esses sonhos surgem como reflexo da falta de habilidade em lidar com esses sentimentos. Porém, felizmente, há estratégias e técnicas que podem ajudar a reduzir o impacto desses sonhos na vida diária.

Dentre as técnicas temos a reflexão e o entendimento do que estamos sentindo e pensando.

Levando em conta que passamos mais tempo pensando no futuro ou em como solucionar problemas, entender nossos sentimentos pode ser uma atividade complicada.

É extremamente importância reservar um momento do seu dia para refletir sobre seus sentimentos e pensamentos – ou seja, praticar o aqui e agora – principalmente aqueles associados ao sonho.

A partir desse olhar para si será possível, a longo prazo, compreender as bases dos seus medos e anseios, bem como entender o que está por trás dos seus sonhos de dentes caindo.

Além disso, compreender que o sonho faz parte de um ciclo natural, e que muitos sonhos são comuns, é fundamental para não levarmos os sonhos muito a sério. Racionalizando isso será mais fácil compreender e interpretar o seu sonho.

Aliado a tudo isso, a terapia é essencial para compreender seus medos e anseios, e consequentemente, interpretar seus sonhos sobre dentes caindo. Se precisar, não pense duas vezes e procure ajuda profissional!

Conclusão

Mesmo que as interpretações para os sonhos de dente caindo remetam algo mórbido, como a morte de algum ente querido, os sonhos são constituídos de múltiplas camadas, e interpretá-lo é algo complexo e subjetivo, ou seja, dependerá bastante da carga emocional e dos problemas que você vem enfrentando.

Se apegar ao que a psicologia e os especialistas em sonhos sugerem para interpretar tais sonhos parece ser mais racional e assertivo. Essa linha de estudos sugere uma forte correlação entre questões de poder e controle, bem como a sentimentos de vulnerabilidade e mudança.

E se algo está de afligindo, você pode trabalhar essas questões com psicólogo para identificar as possíveis raízes dos seus medos e ansiedades associadas ao fato de sonhar com dente caindo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *